domingo, 30 de junho de 2013

Opinião: "Morte na Praia"

Título original: Evil Under the Sun
Autor: Agatha Christie
Série: Hercule Poirot #23
Tradutor: José Lourenço
Colecção: Obras de Agatha Christie nº5
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Abril de 2008
ISBN: 9789724127651
Páginas: 192

Sinopse: Numa ilha da costa de Devon, em plena época balnear, desenham-se os contornos de um triângulo amoroso. Por uma (in)feliz coincidência, Poirot encontra-se bem perto do desenrolar da acção. De férias e decidido a aproveitar ao máximo (ou tanto quanto o detective belga se permite) os efeitos benéficos do sol e do ar marítimo, Poirot cedo abdica desses propósitos para dedicar toda a sua atenção ao excêntrico grupo que com ele partilha o hotel. Mas escondem-se motivos sombrios por detrás da aparente frivolidade destas relações sociais, e nada nem ninguém parece conseguir demover o assassino das suas sinistras intenções.

A minha opinião: A acção de Morte na Praia fez-me lembrar uma tragédia grega. O ambiente de desgraça iminente é rapidamente perceptível, inclusivé por Poirot que o admite a certa altura. É referido logo no primeiro capítulo que "o mal está debaixo do Sol" (a tradução literal do título original) e Poirot dá o mote quando exemplifica que todas as pessoas ali presentes têm um motivo para ali se encontrarem, por estarem de férias, por ser Agosto e por em Agosto as pessoas de férias irem para a beira-mar, o que por si só constituiria um álibi para alguém que quisesse assassinar um inimigo que soubesse que ali se encontraria.

E o mal acaba por acontecer debaixo do Sol... Uma antiga actriz, que apesar de casada, continuava a cultivar paixões, aparece morta. Ninguém parecia gostar dela, nem o marido, nem a enteada, nem a sua mais recente conquista. E a juntar a esta lista de suspeitos há ainda a amiga de infância do marido que sempre o amou, a mulher do seu amante e um reverendo fanático, entre outros. Suspeitos não faltam, e motivos também não, mas só Poirot conseguirá ver para lá das ilusões e descobrirá a verdade!

Apesar de não ser um dos meus favoritos, Morte na Praia é um mistério muito competente, em que todas as pontas são atadas e onde Poirot, desta feita a solo, se encontra em grande forma.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

terça-feira, 25 de junho de 2013

Top Ten Tuesday - Livros que li até agora em 2013

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é Top 10 de livros que li até agora em 2013. Até agora li 20 livros, mas apenas 3 tiveram a pontuação máxima:

 1. O Jardim dos Segredos de Kate Morton

2. What's a Witch to Do? de Jennifer Harlow

 3. Edge of Black de J.T. Ellison

E aos seguintes dei-lhes 4 estrelas (vou fazer um bocadinho de batota e fazer a lista com 11 livros):

 4. Outlander de Diana Gabaldon

 5. O Mundo Sem Nós de Alan Weisman

6. Morte na Praia de

7. Um Homem com Sorte de Nicholas Sparks

8. Hidden Fires de Sandra Brown

9. Lying in Bed de

10. Warm Bodies de Isaac Marion

11. Ligeiramente Casados de Mary Balogh

domingo, 23 de junho de 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Balanço final do desafio Spring Reading Thing 2013

This post will be written in Portuguese and English.

Este ano falhei miseravelmente nos meus objectivos para este desafio... Tinha-me proposto ler 5 livros de capa mole e 9 e-books, mas acabei por ler 5 livros de capa mole e 2 e-books. E, obviamente, fugi da lista... Enfim, no mês de Maio passei por uma reading slump (que felizmente já foi ultrapassada) e isso reflectiu-se nos números.

Esta é a lista de livros que li para o desafio (cliquem no título para ler a minha opinião):
Livros de capa mole
Um Homem Com Sorte, de Nicholas Sparks
Ligeiramente Casados, de Mary Balogh
O Jardim dos Segredos, de Kate Morton
Letal, de Sandra Brown
O Mundo sem Nós, de Alan Weisman
Morte na Praia, de Agatha Christie

E-books
A Conspiracy of Alchemists, de Liesel Schwarz
The Best of Us, de Sarah Pekkanen
Severed Threads , de Kaylin McFarren
Frozen Solid, de James M. Tabor
The Perfect Ghost, de Linda Barnes
Smooth Sailing, de Lori Wilde
Keeper of the Moon, de Harley Jane Kozak
A Bat in the Belfry, de Sarah Graves 
Garden of Stones, de Sophie Littlefield
Dash & Lily's Book of Dares, de Rachel Cohn e David Levithan
Clouds of Witness, de Dorothy L. Sayers

O livro de que mais gostei foi, tal como na Primavera passada, um livro de Kate Morton, O Jardim dos Segredos. Não houve nenhum livro que se destacasse pela negativa, foram todos leituras bastante agradáveis!

Obrigada à Sandra por ter organizado o desafio este ano e espero que nos voltemos a encontrar no Outono!
This year, I failed miserably on my goals for this challenge... I had set out to read 5 paperbacks and 9 ebooks, but ended up reading 5 paperbacks and 2 ebooks. And I obviously didn't stick to the list... Anyway, in May I went through a reading slump (luckily it's over now) and that reflected on my stats.

These were the books I read for this challenge (click on the titles to read my reviews - in portuguese): 
Paperbacks
The Lucky One, by Nicholas Sparks
Slightly Married, by Mary Balogh
The Forgotten Garden, by
Lethal, by
The World without us, by
Evil Under the Sun, by Agatha Christie 

E-books
A Conspiracy of Alchemists, by Liesel Schwarz
The Best of Us, by Sarah Pekkanen
Severed Threads , by Kaylin McFarren
Frozen Solid, by James M. Tabor
The Perfect Ghost, by Linda Barnes
Smooth Sailing, by Lori Wilde
Keeper of the Moon, by Harley Jane Kozak
A Bat in the Belfry, by Sarah Graves
Garden of Stones, by Sophie Littlefield
Dash & Lily's Book of Dares, by
Dorothy L. Sayers

My favorite was, same as last Spring, one by Kate Morton, The Forgotten Garden. None stood out negatively, they were all enjoyable reads!

Thanks to Sandra for organizing the challenge this year and I hope to meet you all again in the Fall!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Opinião: "O Mundo Sem Nós"

Título original: The World Without Us
Autor:
Tradutor: José Pedro Barreto
Editor: Estrela Polar
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2008
ISBN: 9789728929770
Páginas: 332

Sinopse: Em O Mundo Sem Nós, Alan Weisman aborda de forma absolutamente original o impacto da humanidade no planeta: sugere-nos uma antevisão da Terra sem a nossa presença.

Quais os vestígios do Homem que permanecerão e quais os que desaparecerão?

Como vão os nossos cabos, os nossos oleodutos, esfarelar-se progressivamente num estranho pó vermelho?

Por que razão certos edifícios, certas pontes, resistirão mais à usura do tempo que outros?

Que animais proliferarão e que raças se extinguirão?

Porque fica Nova Iorque submersa pelas águas em menos de uma semana?

Alan Weisman tem uma investigação amplamente documentada; baseia-se na evolução de territórios actualmente virgens - as florestas que envolvem Chernobyl, a zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, etc. -, cruza as opiniões dos especialistas com as observações dos autóctones, e convida-nos a uma instrutiva viagem à volta da Terra... sem nós!

A minha opinião: O Mundo Sem Nós foi o livro que escolhi como leitura de Maio do Monthly Key Challenge 2013, mas acabou por só ser lido em Junho... Já o tenho há bastante tempo, mas a sua leitura acabava por ser sempre adiada. Agora que o li, percebi que tinha saudades de ler não ficção.

O autor partiu de uma simples premissa, o que aconteceria ao mundo se, de repente, o Homem não existisse? O que aconteceria às restantes espécies animais e vegetais? E às nossas contruções, infraestruturas e monumentos? E ao se debruçar sobre este assunto, o autor acaba por expôr muitas das nossas faltas, muitas que já nos encontramos a pagar e cuja factura ainda iremos pagar por muito tempo, e algumas que não sabemos ainda se não serão irreparáveis. E aponta o dedo ao consumismo desenfreado e ao desrespeito pelo impacto que temos no nosso planeta.

E alerta-nos para algumas situações bastante preocupantes, das quais gostaria de salientar as seguintes:
  • os exfoliantes que usamos e cujos grânulos são, na verdade, polietileno, ou seja, plástico. “Estão a vender plástico destinado a ir para o cano de esgoto, para os rios, para o oceano. Partículas minúsculas de plástico para serem engolidas por pequenas criaturas marinhas”. O autor refere que há alternativas viáveis como partículas de sementes de jojoba, casca de noz, sementes de uva, caroços de damasco, açúcar não-refinado e sal marinho e indica até uma marca que as utiliza: St. Ives Apricot Scrub. Nunca tinha pensado nisto, mas vou passar a procurar marcas de exfoliantes 100% naturais. 
  •  a manipulação química que permitiu a criação dos PCP (e outros que o autor também indica), utilizados em plásticos, fertizantes, solventes, etc., que tendo sido desenvolvidos pela sua durabilidade, têm o efeito perverso de permanecer nos solos, de estarem a envenenar a fauna polar e de mostrarem poucos ou nenhuns sinais de biodegradação.
  • a manipulação genética, que criou espécies animais e vegetais geneticamente modificadas que agora ameaçam a biodiversidade natural por se imiscuirem com ela e por a estarem a alterar através de cruzamentos genéticos.
  •  o perigo do acumular de resíduos químicos e nucleares, para os quais o Homem não encontrou ainda solução definitiva e que são armazenados no subterrâneo, o que é assustador a tantos níveis... Mesmo que se consiga controlar tudo o que pode correr mal, o que acontecerá se ocorrer um sismo e todos aqueles resíduos forem libertados na natureza?
Há muitos mais exemplos que podia dar, mas estes foram os que mais me marcaram. No entanto, não pensem que o tom do livro é pessimista, porque não é. Na verdade, o autor conclui, baseado não só na história natural do planeta, mas também na observação de locais como Chernobyl e a zona desmilitarizada entre as duas Coreias, livres da intervenção humana, que o nosso planeta irá sobreviver sem nós. Fauna e flora adaptar-se-ão e ocuparão o espaço que hoje ocupamos. Mas não tenham ilusões, o mundo sobreviverá sem nós, mas nunca mais será igual. O nosso impacto continuará a revelar-se por milhões de anos.

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Mount TBR 2013, Monthly Key Word Challenge (world), Book Bingo 2013 (não ficção) e Spring Reading Thing 2013.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Top Ten Tuesday - Livros no topo da minha lista TBR de Verão

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é Livros no topo da minha lista TBR de Verão. Tendo em conta que não cheguei a ler dois na minha lista do ano passado, esta vale o que vale... Mas, em todo o caso, estes são os livros que quero ler neste Verão (à lareira provavelmente, se o São Pedro não curar a birrinha...):

 1. Emoções Proibidas de Jess Michaels - estou muito curiosa com esta autora, que sigo no twitter, e vou começar com este até porque é o primeiro de uma série.

 2. O Grande Gatsby de - quero muito ver o filme, mas claro que quero ler o livro primeiro!

 3. Uma Noite de Amor de Mary Balogh - li um livro desta autora este ano e fiquei com vontade de ler mais. Para além disso, vai ser o livro de Julho para o Desafio Monthly Key Word Reading 2013 (noite).

 4. Letal de Sandra Brown - sim, este livro já estava na lista de leituras para a Primavera, o que comprova o quanto eu cumpro as listas de leitura que faço... Mas acho que desta é que é!

 5. O Império dos Homens Bons de Tiago Rebelo - um romance histórico que me deixou muito curiosa.

6. A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata de - vai servir para cumprir dois desafios, incluindo a categoria de Agosto para o Desafio Monthly Key Word Reading 2013 (comida).

7. Em Parte Incerta de Gillian Flynn - estou tão curiosa com este livro. Só espero não estar a criar demasiadas expectativas...

8. Cai o pano - O último caso de Poirot de Agatha Christie - espero conseguir ler alguns livrinhos da Agatha Christie este Verão e este será um deles.

9. Todos os teus beijos de Laura Lee Guhrke - mais uma autora que me deixou muito curiosa. Vai ser o livro de Setembro para o Desafio Monthly Key Word Reading 2013 (beijo).

10. Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo de Rick Riordan - vamos lá a ver se é desta que começo esta série, que o meu irmão não pára de me pressionar...

Novidades (12)


Uma novidade interessante da Oficina do Livro.

DESAMOR
Ricardo Martins Pereira
E-book 9,99€
PVP 13,90

Nove histórias reais de corações partidos para que compreenda melhor a sua relação. 
É o resultado de histórias que foram vividas por leitoras do blogue, e que foram contadas com muito detalhe. 
 
Numa altura em que as relações amorosas parecem cada vez mais vulneráveis, e em que as razões para as terminar são cada vez mais triviais, importa olhar para histórias verdadeiras e tentar compreendê-las. 
Para construir Desamor, o autor analisou centenas de relatos enviados por leitores do seu blogue, O Arrumadinho, e escolheu aqueles que, no conjunto, melhor conseguem espelhar os vários tipos de relações dos dias de hoje. Desamor revela-nos nove casos contados ao pormenor por mulheres que, a dada altura, acreditaram estar a viver um amor verdadeiro e recíproco, mas acabaram com o coração partido. 
Nestas páginas, há histórias de amores que começam ou acabam por influência das redes sociais, de dificuldades que nascem dos filhos, de relações à distância, de traições, equívocos fatais e paixões antigas. Estas narrativas encaixam em vivências experienciadas por muitos de nós e reflectem a fragilidade de uma grande parte das relações amorosas nos nossos dias. 
Uma das histórias aconteceu com uma mulher inteligente, culta, bem sucedida, que nunca se imaginara metida em aventuras semelhantes. É a prova de que incidentes de amor, mais simples, mais duros, mais atribulados, acontecem a qualquer um, em qualquer altura. Ninguém está preparado para nada.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Wrap-up post


I went away for the weekend and didn't have internet access, so I'm only posting my wrap-up post now. I failed miserably on my goals, since I didn't finish the book I was reading, let alone started the other one I had planned to read...

I did, however, read every day (though not as much as I would have liked to), I participated on all the challenges and I updated every time I did. I missed the twitter parties because I prefered to read at that time instead.

So my final stats are:
- 173 pages of The World without us by Alan Weisman.

I had a lot of fun participating, so I'll try to participate on the next read-a-thon. Thanks to the hosts and to those that hosted the challenges.

Previous posts:

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Days 6 & 7


DAY 6 - Wednesday, June 12th

STATS
Pages read: 11 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 133 pages of The World without us by Alan Weisman

DAY 7 - Thursday, June 13th

STATS
Pages read: 20 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 153 pages of The World without us by Alan Weisman

CHALLENGES
∞ Kriss @ Cabin Goddess Challenge: Songs for the Summer
Pick a song that goes with whatever you are reading in the comment section below with a link to it somewhere on the web. If you can to also post a link to a YouTube video, even more the better! 
Once again, I posted on the comments, but I'll leave my answer here too. I’m still reading The World without us by Alan Weisman and, as I'm approaching its end, this song came to mind: Earth Song by Michael Jackson.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Day 5


DAY 5 - Tuesday, June 11th

STATS
Pages read: 15 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 122 pages of The World without us by Alan Weisman

CHALLENGES
∞ Bex @ My Shelf Confessions Challenge: Crossword
I hope you’re all enjoying yourself and get to read some fantastic books! If you’ve solved a crossword before, this one shouldn’t be any different. Solve the clues and you get a complete puzzle!
We’ve also added the covers of the books used, so in case you have no idea where to begin with the clues, you can find all of the information needed to solve them on their Goodreads pages!
Done. Crosswords are so much fun!

Lançamento de "Ingrediente Secreto 3"


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Days 3 & 4


DAY 3 - Sunday, June 9th

STATS
Pages read: 46 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 97 pages of The World without us by Alan Weisman

DAY 4 - Monday, June 10th

STATS
Pages read: 10 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 107 pages of The World without us by Alan Weisman

CHALLENGES
∞ Laura @ Music Plus Books Challenge: Cover Lover
How well do you know your covers? Let's have some fun and test your knowledge. Six covers and six chances to win.
Done. The last one was hard and took a little research... I had never heard of it before!

sábado, 8 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Days 1 & 2


DAY 1 - Friday, June 7th

STATS
Pages read: 12 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 12 pages of The World without us by Alan Weisman

DAY 2 - Saturday, June 8th

STATS
Pages read: 39 pages of The World without us by Alan Weisman
Total pages read: 51 pages of The World without us by Alan Weisman

CHALLENGES
∞ Pabkins @ My Shelf Confessions Challenge: Jigsaw Puzzle
Solve the cover puzzles for titles I am excited to read and enter your answers in the RAFFLECOPTER form at the bottom of the post. Please do not put answers in the comment area!! YES I played all these puzzles because I thought it was fun. I hope you’ll play them too and not cheat! shame shame if you were thinking about it! haha
Done. I love jigsaw puzzles!

∞ April @ My Shelf Confessions Challenge: Title Scramble
You have to unscramble the titles listed below! Don’t worry, I’ve provided a list from Goodreads that will help you. Every book that is scrambled is ON the list, however, there are a few extra books on the list that weren’t used.
Done.

∞ Kriss @ Cabin Goddess Challenge: Songs for the Summer
Pick a song that goes with whatever you are reading in the comment section below with a link to it somewhere on the web. If you can to also post a link to a YouTube video, even more the better! 
I posted on the comments, but I'll leave my answer here too. I’m reading The World without us by Alan Weisman and the first song that came to mind for this challenge was It’s The End Of The World by R.E.M. I think it suits the book perfectly.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Wicked Wildfire Read-A-Thon Vol. 2 - Starting Post and Goals


This will be my first time participating in this read-a-thon but it sounds like fun, and since it's low pressure and I've been slacking a little on my reading lately, I decided to join.

It's hosted by My Shelf Confessions and here are the basics:
The Wicked Wildfire Read-A-Thon is a time when we all get together to dedicate the days of June 7-14 to as much reading as possible. You read as much as you can in order to get yourself a little further through that huge to-read pile! We know real life gets in the way and even if you can’t participate more than one day, you’re welcome to join in on the fun!

As for my goals, I plan on, at least, finishing the first and starting the second:


They're the portuguese editions of The World without us by Alan Weisman and Evil Under the Sun by Agatha Christie.

I also plan on entering some of the challenges and I'll be updating whenever I do.

Happy reading everyone!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Top Ten Tuesday - Livros que envolvem viajar de alguma forma

Top Ten Tuesday é uma rubrica original do site The Broke and the Bookish, na qual, cada semana, nos é dado um tema para o qual devemos fazer uma lista.

Esta semana o tema é livros que envolvem viajar de alguma forma. Pensei em abordar o tema de uma forma mais abrangente e não me limitar a viagens físicas, e resolvi listar apenas livros que já li e cujas "viagens" já conheço:

 1 e 2. Um crime no Expresso do Oriente e Morte no Nilo de Agatha Christie - os crimes ocorridos durante viagens são um clássico da literatura policial vintage e estes são os meus preferidos. Quando iniciamos a viagem já sabemos que alguém irá morrer e o facto de sabermos que, à partida, apenas as pessoas presentes no comboio e no barco, respectivamente, podem ser os culpados dá toda uma outra emoção à leitura.

 3. O Jardim dos Segredos de Kate Morton - a protagonista Cassandra embarca numa viagem da Austrália para Inglaterra seguindo as pisadas da avó Nell que havia empreendido essa mesma viagem 30 anos antes e desvenda um segredo com quase um século.

 4. A Medida do Mundo de Daniel Kehlmann - apesar de se tratar de ficção histórica, as viagens de Humboldt, descritas pelo autor, são verdadeiras e foram fundamentais para o conhecimento que temos do nosso mundo.

 5. Siddhartha de Hermann Hesse - Siddhartha parte numa jornada ao mesmo tempo física e espiritual em busca da resposta para a eterna questão de qual é o nosso papel aqui na Terra.

6. O Lado Selvagem de Jon Krakauer - uma história pungente porque é também uma história real. Conta-nos a história da viagem empreendida por Christopher McCandless, um jovem que se despojou de todos os seus bens materiais e iniciou uma jornada pelos Estados Unidos, jornada essa que teve um fim trágico.

7. Outlander de Diana Gabaldon - Claire viaja no tempo cerca de 200 anos, de 1945 para 1743, e passa a ter uma vida dupla e um marido em cada linha temporal.

8.  A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger - aqui é Henry o viajante no tempo e no espaço e acompanhamos não só as suas viagens como as sequelas das mesmas nele, que parte, e em Clare, a sua mulher, que fica e espera.

9. O Segredo de Sophia de Susanna Kearsley - aqui a viagem no tempo não é física, é quase como se, sempre que começa a escrever na aldeia perto do Castelo de Slain, Carrie tenha uma experiência extra-corporal e aceda às memórias de Sophia, uma jovem mulher que viveu no castelo no século XVIII.

 10. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho de Lewis Carroll - um clássico da literatura (julgo que já ultrapassou o género infanto-juvenil) que nos conta as aventuras de Alice na sua viagem pelo País das Maravilhas.