quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço das leituras de 2010

Embora só no ano passado tenha começado a registar quais os livros que leio, julgo que 2010 foi o ano em que li mais livros, num total de 24 (sendo que As Aventuras de Sherlock Holmes foram na verdade 3 livros, e já a contar com o livro que estou a ler agora e que está quase terminado). Embora gostasse de conseguir ler mais (e espero conseguir em 2011...), considerando que não sou uma leitora muito rápida e que a leitura é apenas um part-time,  já me considero bastante satisfeita!!!

Vamos então às estatísticas:

Género do autor:
Masculino - 12
Feminino - 12

Nacionalidade do autor:
Americana - 10
Inglesa - 5
Francesa - 3
Outra (Chilena, Italiana, Malaia, Irlandesa, Escocesa, Alemã) - 6

Géneros mais lidos:
Mistério e suspense
Romance

Edição lida:
Original (inglês) - 4
Tradução (português) - 20

Ano da edição:
2010 - 7
2009 - 9
2007-  2
2006 - 1
2005 - 3
2000 - 1
1996 - 1

Editoras mais lidas:
Edições Asa - 3
Editorial Presença - 3
Quinta Essência - 3
Bertand Editora - 2
Atom - 2

Origem dos livros:
Comprados em 2010 - 12
Pilha TBR (To Be Read) -  10
Ganhos em passatempos - 2


Este balanço já me permitiu aperceber de algumas resoluções de ano novo que irei fazer, mas vou deixá-las para um próximo post.


Resta-me apenas desejar a todos os visitantes e seguidores do blog

Um Bom Ano Novo de 2011
Fonte

Que o novo ano vos traga muitas e boas leituras e que se não puder ser melhor que 2010, que seja pelo menos igual!

Prendinhas que o Pai Natal trouxe


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Fonte

Desejo a todos os seguidores e visitantes do blog um Feliz e Santo Natal, na companhia daqueles de quem mais gostam, e com muitos livros no sapatinho.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Balanço final do desafio Fall Into Reading 2010

ATTENTION: This post will be written in Portuguese and English.

Hoje começa o Inverno, o que significa que o desafio Fall Into Reading 2010 terminou ontem.


Como já suspeitava, fui demasiado optimista... Dos 5 livros que me propus ler, apenas li 2:
Rebecca, de Daphne du Maurier (terminar) - terminado
Heat Wave, de Richard Castle
Uma Voz na Noite, de Sandra Brown - terminado
O Doutor Jivago, de Boris Pasternak
Jogo de Espelhos, de Agatha Christie
 

Contudo, li um outro livro e iniciei um segundo (do qual já vou quase a meio), pelo que julgo que o balanço de leitura neste Outono foi positivo!

Assim, esta é a lista de livros que li para o desafio:
Rebecca, de Daphne du Maurier (terminado)
Uma Voz na Noite, de Sandra Brown
A Medida do Mundo, de Daniel Kehlmann
O Confessor, de Daniel Silva (iniciado)

Gostei de todos eles, mas se tivesse de escolher um preferido seria Uma Voz na Noite. Sandra Brown está a tornar-se uma das minhas autoras preferidas. A forma como entrelaça romance com mistério e suspense é genial!

Quanto aos livros que ficaram pelo caminho, o Heat Wave estava encomendado, mas acabou por não chegar (mas ainda não desisti dele...), o Jogo de Espelhos espero ainda conseguir ler até ao final do ano, e O Doutor Jivago terá de ficar para o ano. 

A parte do desafio de que mais gostei (para além da leitura propriamente dita) foi responder às perguntas que a organizadora do desafio, a Katrina, colocava semanalmente no blog Callapidder Days

Portanto obrigada, Katrina, pela organização deste desafio. Para o ano vou voltar a participar, sem dúvida, e vou também participar no desafio da Primavera (se não me esquecer entretanto, é claro...).


Today Winter starts which means the Fall Into Reading 2010 challenge ended yesterday.

As I suspected, I was too optimistic... Of the 5 books I planned to read I only read 2:
Rebecca, by Daphne du Maurier (finish) - finished
Heat Wave, by Richard Castle
Hello, Darkness, by Sandra Brown - finished
Doctor Zhivago, by Boris Pasternak
They Do It With Mirrors, by Agatha Christie

However, I did read another book and started another (and I'm almost reaching half of it), so I think the balance of my reading this Fall is positive!

So, this is the list of books I read for the challenge:
Rebecca, by Daphne du Maurier (finished)
Hello, Darkness, by Sandra Brown
Measuring the World, by Daniel Kehlmann
The Confessor, by Daniel Silva (started)

I liked them all, but if I had to pick a favorite it would be Hello, Darkness. Sandra Brown is becoming one of my favorite authors. The way she intertwines romance with mistery and suspense is brilliant!

As for the books that didn't get read, I had Heat Wave ordered but it didn't arrive (but I haven't given up on it yet...), I still hope to read They Do It With Mirrors till the end of the year, and Doctor Zhivago will have to wait till next year.

The part of the challenge I liked the best (besides doing the actual reading) was answering the questions Katrina, the organizer of the challenge, placed weekly on her blog Callapidder Days.

So thanks Katrina for organizing this challenge. Next year I'll participate again, no doubt, and I'll also participate in the Spring challenge too (if I don't forget it till then, of course...).

Livro da Semana (41% desconto + portes grátis) da Editorial Presença

Um Natal que Não Esquecemos
Jacquelyn Mitchard
Colecção: Grandes Narrativas
P.V.P.: 10,07 € 5,90 €
Nº de Páginas: 108
Sinopse: Na antevéspera de Natal, Laura e Elliot comemoram mais um aniversário de um casamento particularmente feliz, com um jantar romântico perfumado pelos sabores e aromas sugestivos da cozinha italiana. No regresso a casa, o carro sofre uma avaria num túnel de Boston e, enquanto aguardam que os tirem dali, Laura é acometida por uma estranha dor de cabeça… acabando por, a seu próprio pedido, ser transportada para um hospital. O que se segue poderia ser melodramático, não fosse o estilo da autora tão límpido e directo, capaz até de captar momentos de inesperado humor. Talvez por dominar assim todos os recursos que põe ao serviço da sua narração, esta história se encontre imbuída de um espírito tão próximo do brilho irisado das paisagens natalícias, que imaginamos sempre radiosas com a cobertura da neve.

Promoção válida de 20 a 26 de Dezembro de 2010.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eduardo Salavisa dá autógrafos na Bulhosa Campo de Ourique

Eduardo Salavisa vai estar na livraria Bulhosa books & living de Campo de Ourique, amanhã, terça-feira, 21 de Dezembro, às 18h30, para uma sessão de autógrafos a propósito dos seus mais recentes livros Diários de Viagem em Lisboa – Sete Colinas Sete Desenhadores e Diários de Viagem em Cabo Verde, editados pela Quimera.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bom fim de semana!

Fonte
E com o frio que está que bem que sabe estar em casa, no quentinho, a ler...
Boas leituras!

Gonçalo Cadilhe dá autógrafos na Bulhosa Amoreiras

A livraria Bulhosa books & living Amoreiras promove uma sessão de autógrafos com o viajante-escritor Gonçalo Cadilhe, esta segunda-feira, 20 de Dezembro, às 18h30, para apresentar o seu mais recente livro, O Mundo É Fácil: Aprenda A Viajar Com Gonçalo Cadilhe, com a chancela da Oficina do Livro.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lançamento de "Verdes Fragmentos"

Ricardo Araújo Pereira dá autógrafos na Bulhosa de Oeiras

A livraria Bulhosa books & living de Oeiras promove uma sessão de autógrafos com o humorista Ricardo Araújo Pereira na próxima segunda-feira, 20 de Dezembro, às 19h00, a propósito do lançamento do seu mais recente livro, A Chama Imensa, com a chancela da Tinta da China.

Promoção Bertrand 5ªfeira

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Agualusa dá autógrafos na Bulhosa de Oeiras

O escritor angolano José Eduardo Agualusa vai estar na livraria Bulhosa books & living de Oeiras, este Sábado, 18 de Dezembro, às 16h00, para uma sessão de autógrafos a propósito do seu novo livro, Milagrário Pessoal, editado pela Dom Quixote.

Opinião: "A Medida do Mundo"

Título original: Die Vermessung der Welt
Autor: Daniel Kehlmann
Tradutor: Maria das Mercês Peixoto
Colecção: Grandes Narrativas nº 348
Editor: Editorial Presença
Edição/reimpressão: Março de 2007
ISBN: 9789722337151
Páginas: 224


Sinopse: Este romance, ao retratar as personalidades de dois gigantes do Iluminismo alemão, Alexander von Humboldt e Carl Friedrich Gauss, configura de alguma forma uma magnífica fábula do Século das Luzes. A narração começa quando os dois eminentes sábios se encontram em Berlim, no ano de 1828. O autor recria as vidas dos dois homens, revisitando os meios políticos, científicos e culturais da época, com uma arte inexcedível para dar colorido às situações, captar as idiossincrasias de duas personalidades tão diferentes e tudo isto com uma equilibrada economia de expressão, qualidades que propiciam humor e divertimento, suscitando, por outro lado, inevitáveis reflexões sobre as limitações humanas. Humboldt, aristocrata e asceta, fanático da medida, torna-se um dos fundadores da moderna geografia graças às suas incansáveis explorações pelo mundo, enquanto Gauss, o Príncipe das Matemáticas, prefere ficar sentado à secretária fazendo cálculos, exilado de um futuro a que sente pertencer. Apesar destas incomensuráveis diferenças, ambos têm em comum o anseio de transformar o mundo em cálculos verificáveis pela Razão, outras tantas fórmulas para desvendar os segredos do Universo. A Medida do Mundo manteve-se durante cerca de um ano à cabeça das tabelas de vendas na Alemanha, onde vendeu até agora mais de um milhão de exemplares, destronando sucessivamente Harry Potter e O Código Da Vinci. Com este seu romance já traduzido em 34 países, Daniel Kehlmann é considerado um renovador da literatura de ficção em língua alemã.

A minha opinião: Desconhecia totalmente a existência deste livro até o mesmo ter sido o Livro da Semana da Editorial Presença e simplesmente não resisti, tive de aproveitar a promoção... E porquê? Porque sendo geógrafa, Humbolt é uma figura incontornável na minha área e, embora tivesse uma ideia geral do seu trabalho, pensei que esta seria a forma ideal de saber mais sobre o seu percurso de vida.

E, de facto, o autor faz um excelente trabalho de recriação dos sentimentos e motivações por detrás das decisões e actos dos dois protagonistas, Humboldt e Gauss. Contudo esta não é uma história muito fácil de ler, pelo menos para mim não foi, uma vez que a história não é contada cronologicamente, o que ainda se torna mais confuso quando são dois protagonistas.

No fundo esta é a história de uma forte amizade entre dois génios completamente diferentes: Humbolt é optimista, atlético, aventureiro, tem sede de conhecimento e descoberta pela experimentação e exploração, enquanto Gauss é melancólico, extremamente pessimista, privilegia o raciocínio lógico e abomina o "trabalho de campo". Mas apesar de tão diferentes, têm também pontos em comum como a paixão pelo rigor, a excentricidade (cada qual à sua maneira) e a dificuldade de viver em sociedade e de acordo com as regras de comportamento da mesma.

Gostei muito deste livro, mas tenho pena que não tivesse sido mais desenvolvido, até porque o autor deixa no ar um "boato" que acabei por não conseguir perceber se seria verdadeiro ou uma liberdade artística do autor.

Deixo aqui as fotos dos protagonistas do livro, com os links para as respectivas páginas da Wikipédia (basta clicar nos nomes).

 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lançamento de "Tudo Sobre a Síndrome de Asperger"

Livro da Semana (41% desconto + portes grátis) da Editorial Presença

O Principezinho
Segundo a Obra de Antoine de Saint-Exupéry
Joann Sfar
Colecção: Diversos
P.V.P.: 20,19 € 11,90 €
Nº de Páginas: 112
Sinopse: Joann Sfar é um dos mais talentosos criadores da nova geração da banda desenhada francesa. Respeitando rigorosamente o texto e a mensagem deste maravilhoso livro para crianças de todas as idades, e um dos maiores bestsellers mundiais de sempre, Sfar interpreta-o com liberdade gráfica total sem atraiçoar o espírito da obra.

Promoção válida de 13 a 19 de Dezembro de 2010.

Daniel Sampaio fala sobre novo livro no Clube de Leitores Bulhosa

O conceituado psiquiatra e especialista em terapia familiar, Daniel Sampaio, é o próximo convidado do Clube de Leitores Bulhosa books & living, que decorre  amanhã, terça-feira, 14 de Dezembro, às 18h30, na loja de Campo de Ourique. Neste encontro os leitores têm a possibilidade de partilhar ideias e experiências com o autor de Memórias do Futuro – narrativa de uma família, o seu novo livro.

domingo, 12 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lançamento de "Diários Secretos de Eva Braun"

Mário Vargas Llosa

Depois de ler o seu discurso de aceitação do Prémio Nobel de Literatura 2010, fiquei ainda com mais vontade de ler um dos seus livros. Vale a pena ler todo o discurso, mas destaco o seguinte:

Like writing, reading is a protest against the insufficiencies of life. When we look in fiction for what is missing in life, we are saying, with no need to say it or even to know it, that life as it is does not satisfy our thirst for the absolute – the foundation of the human condition – and should be better. We invent fictions in order to live somehow the many lives we would like to lead when we barely have one at our disposal.
"Mario Vargas Llosa - Nobel Lecture". Nobelprize.org. 9 Dec 2010 http://nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2010/vargas_llosa-lecture_en.html

Promoção Bertrand 5ªfeira

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Novidade Saída de Emergência

Oferenda Mortal
J. D. Robb
 

O Natal chegou a Nova Iorque. E há um assassino em série a oferecer mortes horrorosas. A tenente Eve Dallas está em perseguição de um assassino em série que aterroriza a cidade de Nova Iorque nas vésperas do Natal. Com o auxílio do seu próprio e intrigante marido, Roarke, Eve desvenda segredos que ligam as vítimas: segredos que envolvem patronos e clientes de uma agência de encontros. O caso começa a afectar Eve pessoalmente e traz-lhe de volta memórias de uma infância de abusos, mas isso só irá reforçar a sua determinação em apanhar o assassino a qualquer custo. Mas será que no Natal, Eve vai receber a pior prenda da sua vida?

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Livro da Semana (43% desconto + portes grátis) da Editorial Presença

Pack Guerra e Paz
Lev Tolstói
Colecção: Obras Primas da Literatura
P.V.P.: 70,48 € 39,90 €
Sinopse: Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas Napoleónicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão, e surge como uma reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o sentido da vida. Tal como elas, também Tolstói se confrontou inúmeras vezes com a sua própria condição enquanto ser humano, refugiando-se a dado momento numa fé e religiosidade profundamente vincadas. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário e o seu nome perfila ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.
A presente obra foi traduzida directamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra que, pela excepcional qualidade do seu trabalho, venceram o Grande Prémio de Tradução Literária APT/Pen Clube Português.

Promoção válida de 6 a 12 de Dezembro de 2010.
   

João Caraça e Nuno Artur Silva debatem novo livro Ideias Perigosas Para Portugal

A livraria Bulhosa books & living de Campo de Ourique promove mais uma Conversas na Bulhosa, esta quinta-feira, 9 de Dezembro, às 18h30, desta vez em torno do novo livro, Ideias Perigosas Para Portugal, coordenado por João Caraça e Gustavo Cardoso e com edição da Tinta da China. A crise económica e instabilidade política estarão no centro deste debate que conta com a presenças do professor João Caraça e do fundador das Produções Fictícias, Nuno Artur Silva. A moderação está a cargo de Rui Duarte.

Lançamento de "Camões - Este Meu Duro Génio de Vinganças"

sábado, 4 de dezembro de 2010

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nicolau Breyner dá autógrafos na Bulhosa do Oeiras Parque

O actor Nicolau Breyner vai estar na livraria Bulhosa books & living do Oeiras Parque este Sábado, 4 de Dezembro, às 16h, para uma sessão de autógrafos a propósito do lançamento da sua biografia, Nicolau Breyner – é melhor ser alegre que ser triste, escrito por Sarah Adamopoulos em colaboração com o actor e editado pela Planeta.

Lançamentos Civilização Editora - Janeiro de 2011